Talharim ao Molho de Parmesão e Limão Siciliano

domingo, fevereiro 01, 2015

Um prato leve e refrescante, de rápido preparo e descomplicado. Uma ótima opção para o verão. E suja pouca louça...
Esta receita é para duas pessoas, onde consideramos o espaço para um vinho e uma sobremesa, ou se você estiver afim de cometer uns pecados, é também uma ótima opção como entrada para um jantar.



Ingredientes:

100g de Talharim ( Ninho largo, massa seca normal de pacote )

3 Colheres de Azeite de Oliva

1/2 limão siciliano ( Aquele que parece limão de desenho animado ) Raspas e suco, cuidado para não raspar a parte branca, raspe delicadamente.

2 Colheres de queijo parmesão ( Quanto mais duro melhor ) ...isso ficou estranho.

Folhas de manjericão fresco, recomendo umas 6 com tamanho por volta de 3 cm ( Se não tiver fresco melhor não usar, pois além de prejudicar a apresentação do prato, como o molho não vai ao fogo, vai ficar desagradável aqueles pedaços de folhas desidratadas, recomendo manter um vasinho ou comprar alguns e deixar na água, da mesma forma como mantemos flores num vaso, em geral duram 2 semanas ).

Pimenta preta moída à gosto ( Prefira moer na hora, um moedor de pimenta é um excelente investimento, pode ser aqueles que vem com a pimenta mesmo, de plástico, mas inspecione frequentemente se não cai plásticos enquanto você mói!!! ).

Sal a gosto ( Para cozer a massa ).

1 litro de água 

Modo de Preparo:

Em uma panela coloque 1 litro de água, ( de preferência filtrada, não sei, mas aqui a água da concessionária deixa um gosto estranho, tanto na massa quanto no arroz ). Quando a água começar a dar sinais de "quero ferver" adicione o sal, sei que água salgada não é lá uma beleza mas é importante provar a água para saber se o sal é suficiente, lembrando que no molho não irá sal, somente o que já está no queijo parmesão. Após a água ferver coloque o macarrão. Enquanto a massa cozinha, em uma tigela ( escolha uma tigela onde caberão todos os ingredientes e seja possível misturar o molho ao macarrão, menos louça!!! ) junte raspas da casca do 1/2 limão, o queijo ralado, o suco do limão, mexa para misturar tudo e em seguida acrescente o azeite. Deixe a massa cozinhar até o ponto que você preferir, em geral ponto de cozimento de massa é tal qual a opinião. Mas os puritanos pregam que basta que, ao cortar o fio, pedaço, parafuso ou seja lá qual o modelo da sua massa, não pode haver um ponto branco no meio, tem que ser uma cor uniforme. Escorra o macarrão ( NÃO JOGUE A ÁGUA FORA!!! ) e reserve. Junte 1/2 xícara da água do cozimento ( Ah, aqui vai a água, que quase foi pro ralo ) ao molho que está esperando na tigela, adicione o manjericão, mexa bem para que o manjericão desprenda seu aroma no molho, cuidado para não moer as folhas, coloque o macarrão misture satisfatoriamente e .... voilá!!! 

Apresentação:

Escolha um prato, de preferência branco, o contraste entre o dourado da massa e o branco é de encher os olhos. Pegue um garfo longo ( Eu usei um daqueles de churrasco ) e uma colher grande, daquelas de servir, espete o garfo no meio da massa e vá enrolando, quando perceber que ela quer fugir pela ponta do garfo, coloque a colher na ponta para que a massa não fuja, até que consiga pegar metade da massa, leve ao prato com cuidado, encoste a ponta do garfo no prato ainda com a colher e remova a colher lentamente. Faço o mesmo com o restante do macarrão. Distribua a quantidade de pimenta escolhida sobre o macarrão, e se preferir alguns fios de azeite para dar um brilho e acentuar ainda mais o sabor. 

E o mais importante:

Have a good time!!!





You Might Also Like

2 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook