Torta de Maçã

quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Simplicidade e sabor. São os atributos nos quais podemos resumir esta torta, poucos ingredientes e muito sabor. Se saboreada ainda quente, fica perfeita acompanhada de um sorvete de creme, baunilha ou o que você preferir. A delicadeza da massa extremamente leve e a textura aveludada dos pedaços de maçã que derretem na boca, proporcionam uma experiência sem igual.


Ingredientes para a massa:

1 Xícara de farinha de trigo
70g de Manteiga (particularmente prefiro usar ela ainda um pouco gelada, tiro da geladeira uns 10 à 15 minutos antes de usar)
1 Ovo
3 Colheres de açúcar
1 Pitada de sal

Ingredientes para o recheio:

6 Maçãs descascadas e picadas (gosto e picar em cubo, mas também pode ser fatiar as maçãs)
Canela em pó (a quantidade deste ingrediente é opcional, nesta coloquei uma colher)
1 colher de sopa de farinha de trigo (a maçã solta bastante água que junto com a farinha deixa a torta ainda mais cremosa)
30g de manteiga.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea, usamos um processador nesta etapa pra facilitar, mas o processo pode ser feito com as mãos sem nenhum prejuízo à receita. Cubra com filme plástico (para que não pegue cheiros ou crie uma película) e deixe descaçando na geladeira por meia hora.

Enquanto a massa relaxa unte uma fôrma  de aproximadamente 25 cm de diâmetro (nada impede que você use uma em outro formato, o sabor será o mesmo, ela apenas ficará mais fina ou mais grosso).

Em uma tigela misture os ingredientes do recheio, reservando a manteiga.

Deposite a mistura do recheio na fôrma (caso opte por fazer em uma fôrma de fundo removível forre a parte externa com 2 ou 3 camadas de papel alumínio, como a maçã solta líquido durante o cozimento acaba vazando).

Coloque a manteiga reservada por cima da maça (corte em cubinhos e distribua igualmente)

Por cima e tudo coloque a massa reservada, ela fica bem mole é meio chato para espalhar mesmo, mas no fim dá certo, não precisa deixar tudo certinho e uniforme, o recheio pode ficar aparecendo em alguma partes.

Leve ao forno pré aquecido (180°C) até dourar.

Sirva ainda quente (caso prefira, pode ser acompanhada por sorvete)

.... e o principal , aproveite e divirta-se.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook